PRINCIPAIS TIPOS DE CARROS ELÉTRICOS
CONHEÇA OS TIPOS DE CARROS ELÉTRICOS
VEÍCULO ELÉTRICO HÍBRIDO (HEV)
Os veículos híbridos utilizam gasolina/álcool ou diesel como principal forma de alimentar o motor a combustão interna. Além de usar o motor a combustão, que é reabastecido normalmente como qualquer outro carro de motor a combustão, os híbridos também possuem um motor elétrico e uma bateria.
CARACTERÍSTICAS DO CARRO ELÉTRICO HÍBRIDO
A adição do motor elétrico alimentado a bateria melhora a eficiência do uso do combustível nos híbridos em diversas maneiras.
Da mesma forma que as geladeiras desligam as luzes do interior assim que a porta é fechada, uma das qualidades dos veículos híbridos é desligar o motor quando parado, economizando combustível. A bateria fornece energia para o ar condicionado e outros acessórios enquanto o carro fica parado no semáforo ou no trânsito, e o motor elétrico pode ligar o carro novamente para iniciar o movimento. Se necessário, o motor a combustão irá atuar junto com o elétrico fornecendo maior potência para a aceleração.
Os freios regenerativos (kers) é uma outra característica quando se fala na economia do combustível. Nas frenagens, os carros convencionais dissipam a energia cinética como calor, diferente dos híbridos que conseguem capturar parte desta energia e transformá-la em eletricidade, que depois é armazenada na bateria. Esta eletricidade pode ser utilizada em outro momento para ajudar na aceleração do carro ou a alimentar alguns acessórios do veículo.
A presença de um motor elétrico também permite um design de motor mais eficiente. Esse motor assistente ajuda na redução da demanda de combustível para o motor, pode ter um tamanho reduzido e operado de forma mais eficiente. Quando o motor elétrico é combinado com o motor a combustão, a potência total do sistema ultrapassa a de um carro convencional.
Os híbridos mais eficientes geralmente utilizam o modo “somente elétrico” fazendo com que o veículo opere inteiramente apenas com eletricidade, consumindo assim, menos combustível e reduzindo a emissão de poluentes. Nos híbridos que não são plug-in, o modo “somente elétrico” é utilizado somente para ignição, acessórios e velocidades baixas, quando o consumo de combustível é maior, deixando que o motor a combustão funcione nas velocidades maiores, onde são mais eficientes. A maioria dos híbridos plug-in, que tendem a ter maiores baterias e motor, podem funcionar totalmente a eletricidade em velocidades mais altas por distâncias maiores. Leia mais sobre a autonomia dos veículos elétricos.
Modelos conhecidos: Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid, Chevrolet Malibu
VEÍCULO ELÉTRICO HÍBRIDO PLUG IN (PHEV)
O veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV, em inglês) combina motor a combustão interna alimentado por gasolina/álcool ou diesel com um motor elétrico e um banco de bateria recarregável. Diferentemente dos híbridos convencionais, os elétricos híbridos plug-in podem ter sua bateria recarregada de duas formas: a primeira é via frenagem regenerativa (kers), que é a conversão de parte da energia perdida na frenagem em eletricidade; a segunda forma é por cabo, alimentado de uma fonte externa, como a rede elétrica por exemplo, permitindo alcançar longas distâncias usando apenas eletricidade. Quando a bateria acaba, o motor a combustão interna funciona normal como um carro convencional.
Esse tipo de carro elétrico emite consideravelmente menos poluentes que os carros de motor a combustão, devido ao fato de serem carregados por eletricidade vindo da rede. Eles não geram gases de efeito estufa quando funcionando apenas com o motor elétrico, além disso, ganham eficiência no uso do combustível líquido. Uma vez que eles utilizam menos combustível devido ao motor elétrico, dirigir um PHEV gera uma economia de muitos reais por ano em gasolina e diesel
CARACTERÍSTICAS DO CARRO ELÉTRICO HÍBRIDO PLUG IN
- 100% elétrico: o motor e a bateria fornecem toda a energia do carro;
- Híbrido: tanto eletricidade, quanto gasolina/álcool ou diesel são utilizados.
Modelos conhecidos: BMW i8, Mercedes Benz C350e, Volvo V60 PHEV, Mitsubishi Outlander, Volkswagen Golf GTE
VEÍCULO ELÉTRICO A BATERIA (BEV)
Carro 100% elétrico, ou veículo elétrico a bateria (do inglês BEV), como também são chamados, usam eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico e tracionar as rodas. A bateria, quando esgotada, é recarregada utilizando os freios regenerativos (kers) e energia proveniente da rede elétrica pela tomada mesmo ou via plugue por um carregador de carro elétrico. Como eles não utilizam gasolina/álcool ou diesel e são movidos exclusivamente por eletricidade, os veículos elétricos a bateria são considerados 100% elétricos.
Os BEV não emitem nenhum gás poluente ou de efeito estufa pelo escapamento, até porque eles nem possuem escapamento para tal. No entanto, a eletricidade que eles utilizam podem vir de fontes que produzem gases e outras poluições na fonte de sua geração ou na extração dos combustíveis fósseis. A quantidade de poluição emitida depende de como a eletricidade é fornecida. Em outras palavras, uma termoelétrica produz mais poluentes na geração de energia do que uma hidrelétrica. De qualquer forma, mesmo utilizando uma fonte de energia “não limpa”, um veículo 100% elétrico é muito mais sustentável do que aqueles à combustão, e quando alimentados por energia renovável como solar ou eólica, eles são livres de poluentes.
Não usar gasolina ou diesel também significa que os carros elétricos à bateria são significativamente mais baratos para abastecer do que os carros convencionais. Essas comparações dependem do modelo do carro e do preço do combustível, mas dirigir um 100% elétrico pode economizar, anualmente, muito dinheiro. Veja quanto custa ter um carro elétrico.
CARACTERÍSTICAS DO CARRO TOTALMENTE ELÉTRICO
Assim como os híbridos elétricos, os carros 100% elétricos minimizam a perda de energia desligando o motor quando parados no trânsito ou no semáforo. Os freios regenerativos (kers) convertem parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, armazenando-a na bateria. Os motores elétricos também são, inerentemente, mais eficientes que motores a combustão interna. Veja como funciona um motor elétrico.
Carros movidos a bateria têm benefício adicional quando se trata de recarga em casa. Uma tomada de 220 V, similar a utilizadas em chuveiros ou máquinas de lavar roupa pode ser utilizada para recarregar o veículo ao longo da noite. Completamente carregada, a bateria dos carros elétricos pode ter uma autonomia entre 100 e 160 km, que é o suficiente para o uso diário da maioria dos motoristas dentro da cidade. A bateria de alguns outros modelos pode chegar a ter autonomia na faixa de 420 km com apenas uma única carga. E com o futuro aumento do número de estações de recarga em locais públicos, estacionamentos, entre outros, a capacidade de recarga para as baterias irá aumentar.
O motor de um carro elétrico gera torque instantâneo, diferentemente do motor a combustão interna que o torque aumenta gradativamente de acordo com o número de rotações por minuto. Isto significa que os veículos 100% elétricos têm aceleração mais rápida e suave que os veículos convencionais, conferindo uma melhor experiência ao motorista ao dirigi-lo.
Modelos conhecidos: Tesla, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, BMW i3, Renault Zoe, Jaguar I-Pace, Volkswagen e-Golf
VEÍCULO ELÉTRICO A CÉLULA DE COMBUSTÍVEL (FCEV)
Carros elétricos à célula de combustível utilizam o gás hidrogênio como principal fonte de energia. Os freios regenerativos (kers), que é a conversão de parte da energia perdida nas frenagens em eletricidade, ajudam na recarga da bateria. Diferente dos veículos convencionais que utilizam gasolina/álcool ou diesel como combustível, os de célula a combustível combinam hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, que alimentará o motor elétrico. Uma vez que eles funcionam totalmente por eletricidade, esses carros são considerados veículos elétricos, enquanto sua autonomia e a forma de reabastecimento ainda se comparam a um veículo normal.
Em muitos aspectos, eles se assemelham aos veículos 100% elétricos, diferenciando-se apenas pela forma que a energia é entregue ao motor elétrico.
A conversão de gás hidrogênio em eletricidade produz apenas água e calor, ou seja, nesta conversão não há produção de gases poluentes. A produção do gás hidrogênio em si pode poluir, mas mesmo com o combustível vindo de fontes menos limpas como o carvão mineral, no total, os carros à célula a combustível geram 30% menos poluentes se comparados aos veículos convencionais.
Este tipo de carro elétrico ainda está começando a entrar no mercado e, por enquanto, pode ser encontrado apenas nos Estados Unidos.
CARACTERÍSTICAS DO CARRO ELÉTRICO A CÉLULA DE COMBUSTÍVEL
Os carros a célula a hidrogênio combinam a autonomia e tipo de reabastecimento (posto de reabastecimento) de um carro convencional com os benefícios de dirigir um carro elétrico.
Reabastecer os veículos à célula a combustível é parecido ao reabastecimento de um carro normal, hidrogênio pressurizado é vendido em estações de recarga, assim como a gasolina/álcool ou diesel é vendido em posto. O tanque de hidrogênio leva menos de 10 minutos para ser encher completamente. Uma vez cheio, a autonomia dos célula a combustível pode variar, mas é muito semelhante aos carros normais abastecidos a gasolina/álcool ou diesel, entre 320 a 600 km.
Assim como os outros veículos elétricos, os de células a combustível minimizam a perda de energia desligando o motor quando parados no trânsito ou no semáforo. Depois, o motor elétrico pode ligar o carro novamente para iniciar o movimento
Modelos conhecidos: Toyota Mirai, Hyundai Tucson FCEV, Hyundai Nexo, Honda Clarity