Investimentos em renováveis cresce em 2015 apesar de menor valor total em energia, afirma

Investimentos em renováveis cresce em 2015 apesar de menor valor total em energia, afirma relatório da IEA.

Publicação da Agência Internacional de Energia  – o relatório World Energy Report 2016 – sinaliza que mesmo com menores investimentos totais em energia, houve um aumento de investimentos em energias renováveis. Cerca de 313 bilhões foram investidos em modalidades limpas de energia, o que representa quase a metade dos investimentos totais em energia ocorridos no ano de 2015.

O crescimento de investimentos também foi superior em eficiência energética e redes de energia. Por outro lado, setores como óleo e gás apresentaram de decréscimo de 8% em 2015. O relatório da Agência apontou uma redução em cerca de 40% na queima de gás para geração elétrica, uma boa notícia em termos de mudanças climáticas.

No cenário mundial, a China se posiciona em liderança quando se trata de investimentos na geração de baixo-carbono. Foram 315 bilhões de dólares gastos em geração de renováveis e redes de energia elétrica, bem como na implementando políticas de eficiência energética. Por outro lado, os EUA recuaram os investimentos, registrando uma queda de 75 bilhões em relação à 2014, totalizando 280 bilhões em 2015. Entende-se que Inovações tecnológicas, como baterias para armazenamento de energia elétrica em larga escala, alavancaram os investimentos em fortes intermitentes como solar e eólica.

De acordo com o site da Agência, que fala de termos como “estabilização climática”, governos devem aumentar ou ao menos manter compromissos assumidos internacionalmente para que possam alcançar objetivos a respeito de segurança energética e mudanças climáticas. Inclusive, o diretor executivo da IEA, Faith Birol, afirmou que houve um destaque por parte das políticas governamentais na contribuição aos resultados trazidos pelo último Word Energy Report. Desta maneira, o setor governamental mostra ser chave no desenvolvimento de sistemas de energia renovável.

 

Fonte: http://www.iea.org/

One thought on “Investimentos em renováveis cresce em 2015 apesar de menor valor total em energia, afirma relatório da IEA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *