8 PAÍSES QUE SE DESTACAM NA GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

8 PAÍSES QUE SE DESTACAM NA GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

Quais são os países que se destacam na produção de energia limpa, você sabe dizer? Países pioneiros, como Alemanha, Dinamarca e Espanha são muito famosos por seus esforços, porém nenhum destes está nesta lista de destaques, que contém países que geram 100% da sua eletricidade a partir de energia renovável, e alguns até exportam o excedente.

Confira a lista!

Islândia – Situada sobre um vulcão, o país utiliza-se do calor da terra para suprir 85% da demanda de aquecimento residencial – setor que é um dos principais consumidores de energia em países frios. Esta fonte – a geotérmica – é tão promissora que já cogitou-se exportá-la para o Reino Unido e, combinada com a hidrelétrica, abastece completamente o consumo de eletricidade na Islândia.

Usina Geotérmica na Islândia

Usina Geotérmica na Islândia

Lesoto – O pequeno e montanhoso país africano utiliza praticamente 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, graças ao Lesotho Highlands Water Project. Uma rede de barragens leva água à África do Sul, e ao longo das quedas, gera energia para Lesoto.

Hidrelétrica em meio à montanhas, em Lesoto.

Hidrelétrica em meio à montanhas, em Lesoto

Albânia – Com grandes usinas hidrelétricas, o país era um exportador de energia proveniente desta fonte. Porém a seca reduziu a capacidade instalada que, associada a corrupção, chega a levar o país a ter crises de abastecimento. Atualmente, o país conta com 85% da eletricidade proveniente da geração hidrelétrica. Não é muito diferente do que vemos por aqui.

Butão – Outro país pequeno e montanhoso, Butão chega a transmitir 75% da energia que gera para a Índia.

Paraguai – A hidrelétrica binacional de Itaipú gera 90% da eletricidade consumida pelo país, tendo custado 20 bilhões de dólares, foi construída em 30 anos e poupa 67,6 de toneladas de CO2 emitidos por ano.

Itaipu, entre Paraguai e Brasil

Moçambique – Recentemente, o país colocou em uso a ambiciosa obra Cohara Bassa,  que foi concluída pouco antes do início da guerra civil, nos anos 80. Com o uso da energia hidrelétrica gerada, atualmente o país exporta energia para a África do Sul e Zimbábue.

moçambique

Cohara Bassa, em Moçambique

Noruega – As principais fontes do país nórdico são hidroelétrica, geotérmica e eólica. Curiosamente, a geração de energia do país foi desenvolvido mais para suprir o mercado externo do que para consumo doméstico. Assim, ao observar a capacidade instalada de energia renovável no país, esta participa com 98% do total. Porém em termos de consumo, apenas 24% provém de fontes renováveis.

noruega

Apesar das grandes hidrelétricas, Noruega também investe bastante nas fontes eólica e geotérmica.

Brasil – Mais de 85% da nossa energia elétrica é proveniente deste tipo de fonte, e apesar de dependermos muito de hidroelétricas, temos unido esforços para difundir fontes como eólica, biomassa e solar. Somos, inclusive, o primeiro país a promover um leilão de energia apenas para a fonte eólica.

Como se pode observar, a energia solar está em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Porém, é extremamente promissora, uma vez que mesmo em países com relativamente pouca insolação tem gerado grande parcela de eletricidade a partir da luz solar. Assim, esta tecnologia permite um acesso universal à energia limpa, sendo portanto uma grande aposta para um país tornar-se mais sustentável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *