Sistema de Compensação de Energia Elétrica: O que é e como funciona

Sistema de Compensação de Energia Elétrica: O que é e como funciona

 

Você sabia que, com o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, desenvolvido pela ANEEL, você pode gerar energia elétrica na sua residência e diminuir os seus gastos com a conta de energia ao longo do ano?

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o órgão que tem como função criar regras para geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Todas as empresas brasileiras que fazem parte de um destes setores devem seguir as regulamentações publicadas pela agência.

Em 2012, através da Resolução Normativa 482, a ANEEL criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica. Com este sistema em vigor, os consumidores que optarem por gerar energia elétrica em sua casa ou empresa podem injetar a energia excedente na rede de distribuição, criando “créditos de energia” junto à concessionária. Estes “créditos” podem ser usados posteriormente pelo cliente, conforme a necessidade. Na prática, a rede substitui a bateria nos sistemas, tornando-os ainda mais acessíveis. A Figura 1 mostra simplificadamente como esse sistema seria instalado.

 

Figura 1: Rede concessionária de energia ligada ao sistema fotovoltaico

Tomemos como exemplo uma residência que consuma 300 kWh no mês de janeiro e já possua um Microgerador Fotovoltaico GreenBras, o qual gerou 400 kWh. Neste mês, o consumo de energia elétrica será totalmente compensado e a concessionária de energia contabilizará 100 kWh como “créditos de energia”.

No mês seguinte, essa casa consumiu 500 kWh e seu Microgerador Fotovoltaico GreenBras gerou os mesmos 400 kWh. Automaticamente, serão abatidos do seu consumo os 400 kWh gerados neste mês, mais os 100 kWh de “créditos” do mês anterior. A Figura 2 exemplifica o caso.

Figura 2: Sistema de Compensação de Energia

Deste modo, nos dois meses apresentados, o proprietário desta residência pagou, para a concessionária de energia, apenas o valor equivalente à tarifa de disponibilidade.

Essa residência pode ser a sua, basta entrar em contato conosco para saber mais sobre como você pode ser autossuficiente em energia elétrica!

Venha conhecer os nossos produtos e participar dessa rede sustentável de energia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *