ENERGIA SOLAR NO MUNDO: SAIBA QUAIS SÃO AS 5 MAIORES USINAS FOTOVOLTAICAS DO PLANETA

ENERGIA SOLAR NO MUNDO: SAIBA QUAIS SÃO AS 5 MAIORES USINAS FOTOVOLTAICAS DO PLANETA

A energia solar fotovoltaica é tida como uma das principais fontes de energia elétrica do futuro. Nos últimos anos, ela tem se tornado uma grande alternativa na geração de energia por fonte renovável e limpa, e como consequência, uma fonte que poderá substituir as usinas termoelétricas e nucleares.
Atualmente, a construção de grandes usinas fotovoltaicas já é uma realidade em vários países, destacando-se principalmente os Estados Unidos, a China e a Índia.
Das 5 maiores usinas que já estão em funcionamento, 3 estão nos Estados Unidos, 1 na China e 1 na Índia. Todas possuem potência instalada de mais de 500MWp.


1 – Longyangxia Dam Solar Park, China
A estação solar fotovoltaica Longyangxia faz parte do complexo de geração de energia ligado a usina hidrelétrica de mesmo nome, instalada no curso do Yellow River, na Província de Qingha, China. A usina solar foi construída em 2013, com uma capacidade nominal de 320 MWp (Fase I), que cobriu uma área de 9 km² com placas fotovoltaicas. Em 2015, foram adicionados 530 MWp (Fase II), com mais 14 km², totalizando 850 MWp se tornando a maior usina fotovoltaica do mundo. Se considerarmos a geração pela usina hidrelétrica, o complexo é capaz de gerar 2.13 GW de energia elétrica.

Longyangxia Dam Solar Park, China

2 – Kamuthi Solar Power Project, Índia
Kamuthi é uma usina solar instalada na cidade de Kamuthi, a 90 quilômetros de Madurai, no estado de Tamil Nadu, India. O foi encomendado pela empresa Adani Power, um conglomerado no setor de energia da Índia.
Com uma capacidade de geração de 648 MW, o projeto foi concluído em 21 de Setembro de 2016. A planta solar consiste em 2.500.000 módulos solares, 27.000 metros de estruturas de suporte, 576 inversores e 154 transformadores e quase 7500 km de cabos. Os painéis ocupam uma área de mais de 5 km².

Kamuthi Solar Power Project, na Índia

3 – Solar Star, EUA
A Solar Star é uma estação fotovoltaica de 597 MW instalada nas proximidades de Rosamond, na Califórnia. A obra foi concluída em junho de 2015, e faz uso de 1,7 milhão de painéis solares, fabricados pela SunPower que ocupam uma área total de 13 km². A usina é dividida em 2 plantas, sendo a Solar Star I com capacidade para 318MW e a Solar Star II com capacidade para 279MW.

Vista área da Solar Star, nos EUA

4 – Topaz Solar Farm, EUA
A Topaz Solar Farm é uma usina fotovoltaica de 550 MW, instalada em San Luis Obispo County, na Califórnia. O projeto teve início em novembro de 2011 e terminou em novembro de 2014, e consumiu cerca de US $ 2,5 bilhões. A usina utiliza 9 milhões de módulos fotovoltaicos CdTe baseados em tecnologia thin-film, fabricada pela empresa americana First Solar. A área ocupada é de aproximadamente 25 km². Espera-se que a geração anual seja de 1.100 GWh. Segundo a First Solar, a usina é capaz de abastecer 160mil residências, e evita a emissão de 377mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Módulos instalados na Topaz Solar Farm, nos EUA

5 – Desert Sunlight Solar Farm, EUA
A usina Desert Sunlight Solar Farm é uma central fotovoltaica de 550 MW instalada a quase 10 km ao norte do centro do deserto de Mojave, na Califórnia. A instalação utiliza aproximadamente 8,8 milhões de módulos de telúrio de cádmio fabricados pela First Solar. As placas ocupam uma área de 16 km². A instalação foi realizada em 2 fases, sendo 300MW na Fase I e mais 250MW na Fase II. A partir do ano de 2015, a Solar Farm passou a ter a mesma capacidade instalada de 550 MW do que Solar Topaz, na região de Carrizo Plain, também na Califórnia. Em 2015, a usina gerou cerca de 1,3 GWh de energia elétrica.

Desert Sunlight Solar Farm, EUA

A substituição de usinas convencionais por usinas fotovoltaicas está se espalhando pelo mundo. Existem inúmeras outras plantas já instaladas e  outros projetos já aprovados e em fase de implantação.

Além de não poluir, a viabilidade técnica e financeira se mostra hoje bastante atrativa para aqueles que desejam desfrutar de energia limpa e gratuita, e colaborar com a diminuição do impacto ambiental do planeta.

Faça parte desse novo mundo. Torne-se um feliz gerador de energia limpa, instalando agora mesmo um sistema fotovoltaico na sua residência. Fale conosco!

3 thoughts on “ENERGIA SOLAR NO MUNDO: SAIBA QUAIS SÃO AS 5 MAIORES USINAS FOTOVOLTAICAS DO PLANETA

  • O Brasil precisa urgentemente de uma dessas! Imagina em pleno 2017 estarmos correndo o risco de apagão novamente. Nós vivemos no século 18?! O governo tinha que incentivar mais esses projetos.

  • o projeto Águas Acima pretende instalar e manter uma usina de 900 MW no meio do sertão do nordeste, transmitir a energia ao litoral, puxar 35 m3 de água por segundo, bombear por 300 km até as áreas mais secas.
    usar um recurso abundante para prover algo que faz muita falta: essa é a ideia.
    com isso, a região vai deixar de ser a coitadinha do brasil; poderia até prover outras regiões do pais com energia.
    contribua com essa ideia genial: http://www.benfeitoria.com/aguasacima1
    mais informações: https://aguasacima.wordpress.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *