QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENERGIA SOLAR: UMA OPORTUNIDADE PROMISSORA

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ENERGIA SOLAR: UMA OPORTUNIDADE PROMISSORA

A atual situação econômica é uma dura realidade que tem afetado milhares de famílias brasileiras. Nos últimos 3 anos, a dependência dos setores mais comuns da economia, fez com que os trabalhadores sofressem de modo bastante duro, as consequências da crise, principalmente para aqueles que tiveram cortes em sua fonte de renda, ou perderam o emprego.

No entanto, existe um setor que está andando na contramão da crise, e nos últimos 3 anos teve um crescimento bastante acima dos demais setores: o setor de energia solar fotovoltaica.

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2024), as previsões são bastante ambiciosas para o setor de energia solar no país. Em 2018, o Brasil deverá estar entre os 20 países com maior geração de energia solar. Estima-se que a capacidade instalada de geração solar chegue a 8.300 MW em 2024, frente a apenas 30 MW em 2015. Serão cerca de 1,2 milhão de sistemas de energia solar instalados em casas e empresas em todo o país. A estimativa ainda considera que até 2030 sejam movimentados cerca de R$ 100 bilhões, ou seja, um gigantesco mercado em pleno crescimento.

Tudo isso reforça uma tese que já vem sendo discutida há alguns anos: investir no setor de energia renovável é bastante promissor tanto para empresários, quanto para profissionais que querem ingressar em uma carreira promissora e rentável.

A demanda por profissionais, principalmente instaladores capacitados, tem aumentado de forma rápida nos últimos anos, e com as previsões do PDE, haverá a necessidade de contratação de inúmeros profissionais nessa área para atender as necessidades do mercado. Além disso, nesse setor não distinção de sexo: tanto homens quanto mulheres podem se capacitar e se preparar para um guinada em sua vida profissional.


Mas, como em todo negócio, é preciso investir em conhecimento antes de se iniciar nesse ramo. Trabalhar no setor de energia solar fotovoltaica é relativamente simples, mas é preciso ter os conhecimentos básicos que envolvem o sistema, assim como as regras e leis que regem esse mercado. Além de garantir um bom serviço prestado, o profissional qualificado está mais preparado para acompanhar o comportamento do mercado consumidor, as novas tecnologias e demandas do setor.

Atualmente, existem diversas forma de se instruir e adquirir conhecimento sobre esse tema: vídeo aulas, apostilas, livros, cursos especializados, etc. A GreenBras oferece um material completo para você começar a se inserir nesse mercado, seja como vendedor ou instalador. Através de um sistema online, você pode estudar conforme a sua disponibilidade e no final, obter um certificado que o qualificará para trabalhar na área mais promissora da economia atual. Os cursos online da GreenBras oferecem desde os conhecimentos teóricos básicos sobre a energia solar fotovoltaica, até a parte prática sobre instalação e manutenção dos sistemas completos.

Além disso, a busca constante por novas tecnologias poderá ser acompanhada no Blog da GreenBras, permitindo que você possa estar em constante atualização profissional.

Vale lembrar que o potencial nacional para produzir energia vinda do sol é no mínimo 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, que é um país líder no uso de energia fotovoltaica. Atualmente, os estados brasileiros que mais instalam energia solar são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Mas, em qualquer lugar do Brasil você pode se tornar um profissional dessa área.


E para aqueles que querem investir nessa área como instalador ou consultor, a GreenBras disponibiliza toda a nossa equipe de suporte para realizar todo o processo de comercialização, desde o fornecedor até o consumidor final. Nesse caso, os consultores podem receber comissões pelas vendas e os instaladores recebem pelo serviço prestado, sem se preocuparem com a parte burocrática do processo.

Quer saber mais? Acesse: Cursos GreenBras e faça sua inscrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *