Energia Solar: Aquecimento e Fotovoltaica

Energia Solar: Aquecimento e Fotovoltaica

Energia Solar

A utilização da energia proveniente do sol é, sem dúvida, umas das chamadas mais fortes e pertinentes da sustentabilidade urbana, desde os anos 70, quando critérios para sustentabilidade foram sendo trazidos para a vida cotidiana como premissas para que possamos brecar o aquecimento global e os desequilíbrios ecológicos causados pelas ações desenvolvimentistas. E, dentre as formas conhecidas do uso da radiação solar, hoje nos atentaremos em diferenciar 2 que designam funções importantes dentro do funcionamento um imóvel: A Energia Fotovoltaica e o Aquecimento Solar. Ambas, também, são importantes investimentos para o barateamento dos custos de energia e aquecimento hídrico desses imóveis.

O que são Aquecedores Solares?

Aquecedores solares são sistemas hidráulicos cujo princípio é a utilização da energia solar térmica para transferir calor da radiação solar para uma corrente de água fria. Posteriormente, essa massa de água aquecida pode ser usada em chuveiros, piscinas, torneiras ou equipamentos dentro de uma indústria que requeiram aquecimento.

A captação da radiação acontece por placas metálicas pretas (a cor preta facilita a absorção do calor) que estão dentro de um coletor solar, onde a água passa. Após o aquecimento, a água fica retida em um Boiler, reservatório que possui um material de revestimento isolante para que a água mantenha-se aquecida.

O coletor solar, em geral, tem uma cobertura transparente, que permite a reflexão dos raios solares para as placas metálicas refletoras (normalmente constituídas de alumínio ou cobre). A circulação de água dentro do sistema pode ser feita por motobombas (para grande porte, como um indústrias) ou por um processo natural chamado termofissão, onde a movimentação do fluido se dá por diferença entre densidades das correntes fria e quente. A seguir, há uma foto explicativa sobre o aquecimento solar.

O que são Placas Solares Fotovoltaicas?

Placas fotovoltaicas são sistemas elétricos cujo princípio é a utilização da radiação solar para gerar energia elétrica. Posteriormente, essa energia servirá para abastecer os aparelhos eletrônicos de um imóvel ou processos industriais que possam requeri-la.
As placas (também conhecidas como um conjunto de células) fotovoltaicas são feitas de um material (normalmente silício cristalino) que reage com a luz solar para que aconteça o efeito fotoelétrico dentro da célula, no qual elétrons são transferidos entre camadas interatômicas e geram energia durante essa locomoção. Essa energia têm uma diferença de potencial associada, medida em volts, que gera uma corrente elétrica. Essa, então, é levada até um inversor, que converte a corrente elétrica gerada de tipo CC (corrente contínua) para CA (corrente alternada), passada para o quadro de distribuição e pronta para ser utilizada nos dispositivos elétricos existentes. A seguir apresentamos uma foto desse sistema.

Postaremos mais detalhadamente sobre o sistema solar fotovoltaico nas próximas postagens! Fique ligado (a)!

Até mais! =)

Escrito por Paula Samogin Campioni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *