UM PANORAMA SOBRE BIOMASSA

UM PANORAMA SOBRE BIOMASSA

Dentre as inúmeras fontes de energia renováveis que existem, uma que merece destaque é a Biomassa. A geração de energia elétrica a partir desta fonte é feita através do movimento de turbinas resultante da liberação de calor a partir da queimabiomass-burning de matéria produzida recentemente por seres vivos.

A energia fornecida pela biomassa é obtida primariamente através do ciclo de fotossíntese, no qual a planta absorve CO2 da atmosfera utilizando energia solar. Dentre as fontes de biomassa, estão a madeira virgem, a madeira produzida para fins energéticos ou comerciais quaisquer, os resíduos de agricultura e os resíduos industriais, alimentícios ou de outros processos de fabricação.biomass-in-south-casepage No brasil, destacam-se os resíduos de agricultura e alguns industriais, principalmente em industrias de beneficiamento ligadas à agricultura, porém possuímos uma ampla e expressiva gama de fontes de biomassa para a geração de energia.

Esta fonte, embora emita dióxido de carbono na atmosfera, é considerada renovável pois o carbono lançado na atmosfera foi capturado por plantas recentemente. Diferente disto ocorre quando se usa combustíveis fósseis, que liberam grandes quantidades de carbono acumulado há muito tempo. Mesmo assim, a biomassa pode apresentar algum impacto à qualidade do ar em nível local, sendo importante que se invista em modernos sistemas de filtragem.

Além do fato de ser renovável, a biomassa é considerada uma fonte de baixo custo. Na realidade, muitas vezes sua ”produção” pode ter custo negativo, pois algumas industrias pagariam para se desfazerem de resíduos. Outra vantagem reside na qualidade da eletricidade gerada, que, por ser mais consistente ao longo do tempo, é muito útil para determinados usos, como em data centers, que necessitam de fornecimento constante.

Felizmente, um país extenso e biodiverso como o Brasil não poderia deixar de exibir uma ampla gama de matérias primas com alto potencial de geração de energia através da biomassa. Além dos evidentes resíduos provenientes de cana-de-açúcar, soja e milho,  figuram em nossa extensa lista outras importantes fontes cocomenos conhecidas. São exemplos disto resíduos de coco, castanha de caju, dendê, mamona, eucalipto e pinus.  

A nível mundial, o Brasil é um grande emissor de gases do efeito estufa, apesar da grande participação da energia hidrelétrica em nosso sistema. Isto se deve não somente ao desflorestamento, mas também a outros fatores como a queima de combustíveis fósseis. Aliado à estas atividades, e ao fato de ser uma grande economia que desempenhou expressivo crescimento na última década, é natural que seja um país com grandes emissões, apesar de contar com diversas fontes limpas atuando em peso na matriz energética nacional.

Na Convenção do Clima em Paris, no final de 2015, o Brasil assumiu metas ambiciosas, que, segundo especialistas como Oswaldo Lucon, tornam necessárias desafiadoras tarefas para o país, e o desenvolvimento do setor da energia por biomassa é uma destas principais tarefas.

Além de todo este cenário, uma questão a motivar um maior cuidado com a biomassa é o seu alto nível de desperdício em nosso país. Um exemplo disto é observado na geração de energia elétrica por biogás. Apesar de nosso potencial, apenas 0,57% da geração de energia elétrica provém desta matéria prima. Desperdiça-se o suficiente para abastecer 25% da demanda do país, de acordo com a Associação Brasileira de Biogás e Biometano. Além disto, existem diversas outras fontes que são desperdiçadas das mais variáveis maneiras.

Um fator a salientar, porém, é que apesar de poder ser considerado desperdício todobiomass-energys os restos orgânicos deixados sobre o campo, do ponto de vista da sustentabilidade é essencial se dar atenção à nutrição dos solos. Deste modo, outras fontes de desperdício devem ser combatidas em primeiro lugar.

A biomassa é de extrema importância para nosso país e isto se reflete na GreenBras Energia Limpa. Esta fonte renovável e barata pode, caso observados os princípios em sustentabilidade, contribuir grandemente para um futuro energético mais sustentável para o Brasil, e nossa missão é contribuir nesta evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *